Política
7:34:5 de 25/08/2011
Luizinho Sobral leva Comissão de Meio Ambiente da Assembleia a debater
falta d'água na região de Irecê
O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) leva nesta sexta-feira, 26, a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, a cidade de Irecê. A comissão irá realizar audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade de Irecê com o objetivo debater o desmatamento, políticas públicas de planejamento, controle e gestão dos recursos hídricos, irrigação, a situação do lençol freático, poços artesianos, a preservação dos mananciais, a utilização racional e reaproveitamento das águas, a desertificação, e a perenização dos rios Verde e Jacaré, a retomada das obras da adutora do rio São Francisco e uma solução para a barragem do Mirorós, dentre vários outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente. Segundo o deputado, a situação na região de Irecê é grave.
Para a sessão, foram convidados prefeitos, vereadores e lideranças políticas e moradores da região, todos os deputados estaduais, federais e senadores que representam a Bahia no Congresso nacional, empresários, comerciantes, agricultores, trabalhadores rurais, entidades de classe, entre outros. Haverá palestra do chefe do escritório da Codevasf de Irecê Luiz Alberto Barbosa de Souza, sobre o processo de perenização dos rios Verde e Jacaré; dos especialistas em Meio Ambiente Ricardo Chaves e Cassiana Mendes; do secretário de Meio ambiente da prefeitura de Irecê João Gonçalves sobre desenvolvimento sustentável e do representante da Embasa em Irecê, Paulo Magalhães sobre o risco da falta de água na região de Irecê e o andamento das obras da adutora do São Francisco e da barragem de Mirorós.
“O principal problema da região de Irecê, hoje é a possibilidade real de falta d'água. Uma região que já foi considerada celeiro da Bahia e do Brasil, hoje vê suas terras sem qualidade. Precisamos resgatar a pujança do passado e, para isso, precisamos debater os problemas que sugiram na região e os meios para solucioná-lo”, concluiu o parlamentar. A sessão ocorrerá na sexta-feira, 26, às 14h, na Câmara de Vereadores de Irecê.
Materia FOLHA da BAHIA :
Nenhum comentário:
Postar um comentário